Consumidores percebem instabilidade incomum no sinal de internet e reportagem ouviu relatos de prestadores sobre rumores de demissões e previsão de queda na qualidade
No mês de março deste ano a gigante das telecomunicações Claro anunciou a aquisição de 73% da operadora Desktop, fundada em Sumaré e que tem uma sede na Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa. A operação, de R$ 2,4 bilhões, ainda passa por aprovação de órgãos reguladores até a sua conclusão. O Novo Momento apura que a transição entre as empresas não estaria sendo tranquila, com possíveis demissões e instabilidade acima do normal no sinal de internet.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Fundada no município de Sumaré em 1997, quando a internet engatinhava no Brasil, a Desktop cresceu exponencialmente nos últimos anos. A empresa é tida como ‘o maior provedor de fibra óptica do interior paulista’, com milhões de casas atendidas em em torno de 200 municípios. Até que a Claro comprou a operadora regional para avançar em regiões onde a concorrência era menor.
Segundo comunicado oficial, o preço de R$ 2,4 bilhões foi calculado a começar da avaliação total da Desktop, estimada em R$ 4 bilhões, descontada a dívida da empresa, de em torno de R$ 1,6 bilhão — ou seja, o valor final reflete o total da empresa menos suas obrigações financeiras.
A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser absolutamente concluída. A Claro pertence à mexicana América Móvil, controlada através da família do bilionário mexicano Carlos Slim.
Reportagem
No entanto, como toda e qualquer aquisição entre empresas, existe uma transição e transtornos podem ocorrer. A reportagem do Novo Momento ouviu clientes, prestadores de serviços e ex-funcionários da Desktop. São relatos descontraídos de demissões e ajustes técnicos na rede, que inclusive estariam causando uma instabilidade anormal.
Consumidores citam que o sinal de internet tem caído com frequência nos últimos dias e técnicos que prestam serviços à empresa confidenciaram que a quantidade é incomum para a empresa. Além disto, o NM ouviu que a expectativa é de que, daqui pra frente, os serviços não tenham mais a mesma qualidade que consagrou a empresa.
A Desktop construiu entre os anos de 2024 e 2025 uma grande sede na descida da Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa. A reportagem do Novo Momento entrou em contato por email com a assessoria da empresa, para saber como fica a transição para a Claro e quais informações poderão ser passadas aos consumidores. Veja abaixo a íntegra:
Desktop diz que fica normal
“A Desktop informa que o processo de aquisição através da Claro continua em andamento e ainda depende da conclusão das etapas regulatórias previstas. Até que esse processo seja finalizado, a empresa continua atuando normalmente como Desktop, sem nenhuma participação da Claro neste processo.
A operação da empresa se mantém inalterada, assim como sua rede, atendimento, quadro de colaboradores e prestação de serviços. Os contratos vigentes continuam válidos, e os serviços técnicos e de suporte aos clientes seguem sendo realizados normalmente.
A Desktop reforça seu comprometimento com a transparência e manterá seus clientes e o mercado informados sobre qualquer novidade relacionada ao processo. A empresa também comprova sua missão de proporcionar a melhor experiência em conexão e atendimento, mantendo o foco na qualidade dos serviços prestados”.
economia, emprego e mercado
Com informações de NovoMomento

