Durante debate feito segunda-feira agora (10) na Câmara de Nova Odessa, representantes da Prefeitura revelaram que o município deve contar brevemente com equipamento do tipo drone para ampliar a fiscalização no enfrentamento a mato alto em terrenos, queimadas e descartes irregulares. O Legislativo sediou debate programado pelos vereadores André Faganello (Podemos) e Elvis Pelé (PL), para discutir sobre a limpeza de roçagens e os Ecopontos.
Um dos autores do requerimento, Faganello criticou a ausência de representantes de empresas responsáveis pelos serviços de roçagem e gestão dos Ecopontos, chamando de ‘pouco caso’. “A manutenção das áreas não está a contento, desde o final do ano passado”, explicou. Os vereadores discutiram sobre os contratos anuais de limpeza urbana (R$ 5 milhões) e Ecopontos (R$ 1,8 milhão), além dos contêineres custeados através da Coden Ambiental no valor de R$ 280 mil.
Ficaram presentes ao debate: Vilson Amaral, secretário de Obras; Fábio de Souza, secretário-adjunto de Obras; Rafael Brocchi, secretário de Meio Ambiente; Diego Tonucci, secretário-adjunto de Meio Ambiente; e os diretores Matheus Grolla e Daniela Fávaro.
Equipamento novo
Diego revelou que fica em andamento através da Prefeitura o processo de aquisição do equipamento aéreo do tipo drone. “Vai ajudar muito nas notificações de mato alto em terrenos, queimadas e descartes irregulares de produtos”, detalhou a diretora Daniela. De acordo com a dirigente, a nova tecnologia vai ampliar o alcance e a frequência das fiscalizações.
O secretário de Meio Ambiente frisou que as pessoas são responsáveis através do lixo que produzem. “Acontece que, ao longo do tempo, o município foi incorporando algo que era obrigação dos cidadãos”, ponderou Brocchi. Ele citou que este ano precisam ser anunciados dois novos Ecopontos, totalizando quatro espaços para o descarte ideal de materiais.
O dirigente ainda destacou que é preciso os munícipes saberem que os contêineres de coleta de lixo são de responsabilidade da Coden Ambiental, a roçagem é de empresa contratada através da Secretaria de Obras e os Ecopontos, de terceirizada da Secretaria de Meio Ambiente. “É importante a população saber, pra cobrar os responsáveis de cada serviço”, reforçou.
Vereadores criticam
A maioria dos parlamentares criticou a gestão do prefeito Claudio Schooder-Leitinho (PSD). “A gente quer que a cidade melhore e as empresas responsáveis pelos serviços precisam ser cobradas”, explicou Pelé. O colega Paulo Porto (PSD) foi mais enfático. “Cada dia que passa a cidade está mais suja e mais feia. E parece que o prefeito não está andando pela cidade pra ver a situação”, disparou.
Já Priscila Peterlevitz (União) cobrou os gestores a fiscalizar as empresas contratadas. “Tem mato alto de norte a sul, de leste a oeste em Nova Odessa. É triste que o mínimo não está sendo feito”, ressaltou. Por sua vez, Paulinho Bichof (Podemos) mencionou a alta demanda nesta época e que situação semelhante é vista em Americana e Santa Bárbara. Ele ainda indagou se as terceirizadas estão recebendo em dia através da Prefeitura.
O presidente Oséias Jorge (PSD) criticou as pessoas que sujam o município. “Tem gente inclusive de fora vindo jogar entulhos em Nova Odessa”, apontou. O parlamentar também defendeu o esforço dos empregados. Por final, Márcia Rebeschini (União) lembrou que antigamente as pessoas alugavam caçambas para descartar entulhos. “É uma situação triste. Está difícil defender o prefeito”, completou.
Com informações de NovoMomento
