Com a ausência do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), e de secretários municipais, moradores do bairro Chácaras de Recreio Represa, em Nova Odessa, vereadores, representantes da empresa Usucampeão e do Executivo se juntaram em audiência pública na tarde desta segunda-feira (17), para debater o processo regularização fundiária do bairro. A audiência foi requerida através do vereador Paulinho Bichof (Podemos). Esta é a quarta vez que uma audiência é realizada para tratar do assunto.
Nas últimas semanas, moradores da área foram surpreendidos com um mandado de demolição emitido através do Executivo. Além disto, eles reivindicam serviços públicos, como saneamento, coleta de lixo regular e pavimentação, levando em consideração que o IPTU (Imposto Predial e Territorial) é cobrado.
“Eu vim representando os moradores da chácara para exigir o que é nosso por direito. Não temos disponibilidade de serviços públicos de qualidade. Por que pagamos IPTU se não moramos em uma área residencial? Quando vamos cobrar por melhorias como saneamento básico, somos considerados área rural? A gente não tem saneamento nem posto de saúde próximo. Quando fazemos a ligação para pedir uma ambulância no hospital de Nova Odessa, eles perguntam se podemos ir até lá”, afirma a moradora do bairro Jéssica da Silva Araújo.
A única secretária que participou da audiência foi Vânia Cezaretto, que comenda a pasta de Negócios Jurídicos, que prestou esclarecimentos sobre o assunto. Conforme ela, a decisão do pedido de demolição das casas se deve ao fato de os terrenos se tratarem de uma área de proteção ambiental, e ela determinou durante a audiência a adiamento dos processos demolitórios.
“Bom, nós já saímos com uma vitória nesta tarde ao ouvir da secretária sobre a possibilidade de prorrogar os processos demolitórios por mais um tempo. Então já trago aqui a importância da casa em trazer esse diálogo para dentro”, afirmou o advogado Alan Reis, representante da empresa Usucampeão, que intermedia processos de regularização.
A expectativa tanto dos parlamentares quanto dos moradores era através da presença de Leitinho, o que não ocorreu. Conforme a prefeitura, o prefeito e o secretário de Governo, Odair Dias, estão em viagem à Tailândia. O motivo não foi divulgado.
“O secretário de Governo está em viagem com o prefeito, e não é em Brasília, é lá na Tailândia. Não sei o que eles foram fazer lá, e tudo bem. Mas eu pergunto ao presidente (da Câmara): não tem secretário adjunto de Governo? A Secretaria de Obras está passando por transição. Não tem secretário adjunto de Obras?”, indagou o vereador André Faganello (Podemos).
O cenário continua indefinido, com a comunidade aguardando posicionamentos sobre os próximos passos da regularização fundiária no Chácaras de Recreio Represa.
O post Sem Leitinho e Odair Dias, audiência pública discute regularização fundiária de bairros de Nova Odessa apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia
