Nova Odessa será uma das cidades contempladas através do Programa SuperAção SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que pretende promover a superação da pobreza com o auxílio do acesso a oportunidades e desenvolvimento social. O município vai receber o curso “Como Cuidar do Seu Pet”, disponibilizado gratuitamente à população da cidade em uma carreta itinerante que ficará estacionada de frente à Prefeitura Municipal entre os dias 09 e 20 de junho. Os interessados já podem fazer seu pré-cadastro para preservar sua vaga (veja abaixo).
O curso será voltado particularmente a membros de famílias de Nova Odessa em estado de vulnerabilidade da cidade. O curso irá ensinar noções básicas de cuidados com animais domésticos além da conscientização da causa animal. Na sexta-feira passada (23/05), a equipe do Programa SuperAção SP veio a Nova Odessa fazer a vistoria e verificação do local para receber a carreta, o estacionamento do Paço Municipal – que foi aprovado.
Conforme a presidente do Fundo Social de Bondade, Rose Miranda (que acompanhou a vistoria), “será uma ótima oportunidade de aprender uma nova fonte de renda”. “É muito importante a participação para aqueles que desejam se especializar em uma profissão e por fim, gerar renda, aprender, se desenvolver, ter uma nova profissão e ainda poder conviver com nossos amiguinhos de quatro patas”, afirmou a voluntária.
O curso terá turmas nos três momentos, manhã, tarde e noite e ocorrerá de segunda à sexta-feira, com 4 horas/aula por momento e será ofertado para pessoas acima de 18 anos.
Pré-cadastro
Os interessados em fazer parte do curso precisam fazer um cadastro de forma presencial, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no Fundo Social de Bondade, que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro. Outras informações também estão disponíveis com o telefone (19) 3476-6053. É preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço em Nova Odessa.
O programa
O Programa Estadual SuperAção SP tem como objetivo tornar famílias em estado de vulnerabilidade independentes e foi lançado na última terça-feira, dia 20 de maio de 2025, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Nesta primeira fase do programa, o objetivo é atender 105 mil famílias em estado de extrema pobreza no Estado. A equipe do programa irá fazer uma busca ativa a começar do CadÚnico, identificando e convidando as famílias a participarem da iniciativa.
“Queremos que as pessoas conquistem direitos sociais por meio do trabalho e do aumento do poder aquisitivo. O mais importante é garantir o direito à emancipação. Construímos o programa com foco em quem mais precisa, no atendimento individualizado e integrado”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante a inauguração do programa.
Com informações de NovoMomento
