Nova Odessa promove capacitação para gestão segura de resíduos de saúde
Iniciativa fundamenta comprometimento com a saúde coletiva, a segurança sanitária e a sustentabilidade ambiental
saúde
Na última segunda-feira (11), a Vigilância Ambiental de Nova Odessa iniciou várias treinamentos para profissionais da rede municipal de Saúde, pretendendo aperfeiçoar o manejo e o descarte ambientalmente seguro dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).
O foco central é reforçar a segregação adequada dos materiais, assegurando que unicamente os resíduos efetivamente infectantes sejam destinados aos sacos brancos, conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A ação busca três objetivos essenciais: proteger a saúde pública, minimizando infecções e contaminações; preservar o meio ambiente, impedindo danos ao solo, água e ar; e defender a segurança dos profissionais, reduzindo acidentes com perfurocortantes e exibição a riscos.
Atualmente, as unidades de saúde da cidade geram aproximadamente 3,5 toneladas de RSS por mês, que demandam tratamento específico e custoso, como incineração. “A expectativa é que, com a segregação mais precisa e qualificada resultante dos treinamentos, haja uma redução de cerca de 30% no volume total desses resíduos”, afirmou o supervisor da Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira.
Conforme ele, este avanço representaria uma economia mensal de R$ 6 mil, recursos que poderiam ser realocados para outras prioridades em saúde.
Os treinamentos já foram feitos em 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação continuará no espaço do próximo mês, abrangendo as duas UBS restantes para completar a rede básica, além do Hospital Municipal, da Farmácia Central e do Pronto Atendimento do Alvorada, assegurando que todos os pontos geradores estejam alinhados com as melhores práticas.
Descarte correto
A Prefeitura Municipal aproveita a oportunidade para reforçar uma importante direção à população de Nova Odessa: em virtude de mudanças na legislação, as farmácias da cidade não podem mais receber remédios vencidos ou em desuso para descarte.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Com informações de NovoMomento
