Novembro Azul: Nova Odessa fecha com balanço positivo e mobiliza por saúde do homem
Campanha levou conscientização a aproxamadamente 150 homens dos setores públicos da cidade, enfatizando a necessidade do toque e do PSA para diagnóstico precoce
saúde
Realizada através da Prefeitura de Nova Odessa, em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 7 e 17 deste mês, a campanha Novembro Azul, juntou aproxamadamente 150 homens de vários setores públicos, em palestras voltadas à conscientização sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. As ações se iniciaram no Paço Municipal com a palestra ministrada através do urologista Dr. José Lourenço Alvarenga, ocasião em que também foram solicitados exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e realizada a aferição de indícios vitais.
A iniciativa, que teve como foco principal romper o tabu em torno do exame de toque e do PSA, também foi levada aos colaboradores da Coden Ambiental, aos servidores da Garagem Municipal, aos músicos da Banda Sinfônica no Teatro Municipal e aos esportistas do time de basquete Old School 40+, no Ginásio do Santa Rosa.
“Em todos os encontros, reforçamos a importância do diagnóstico precoce, que garante até 99% de cura nos casos iniciais e a necessidade de realizar o exame de toque e o PSA, além de orientar sobre sinais, sintomas e a saúde integral do homem. Os participantes foram muito receptivos às palestras, o que demonstra a efetividade do trabalho realizado”, destacou o enfermeiro André Barros, que conduziu as atividades.
As ações de conscientização e as pedidos de exames também foram estendidas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando significativamente o alcance da campanha em todo o município.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Com informações de NovoMomento
