Através do Fundo Social de Solidariedades, a Prefeitura de Nova Odessa deu começo na próxima segunda (07) à troca dos “vale-camisetas” para a Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul 2024, que realiza-se no próximo dia 26. Neste ano, as camisetas personalizadas da ação de conscientização em benefício da Saúde da Mulher e da Saúde do Homem serão por uma lata de leite em pó de 400g, um pacote de fraldas descartáveis ou um pacote de fraldas geriátricas tamanhos G ou GG.
A troca dos “vales” realiza-se até o próximo dia 18/10 e pode ser feita todos os dias, das 9h às 16h, no Fundo Social – que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro (no antigo Clube Lítero).
No caso do “Outubro Rosa”, a iniciativa anual defende a conscientização para a necessidade do autocuidado feminino e da Saúde da Mulher, com foco no enfrentamento ao câncer de mama. Já no “Novembro Azul”, voltado à saúde masculina, o foco é a prevenção ao câncer de próstata. A campanha como um todo é uma parceria do Fundo Social com a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das demais pastas.
Para retirar a camiseta em si, será necessário apresentar o “vale-camiseta” no próprio dia 26 de outubro, imediatamente antes do começo do movimento, das 7h às 8h, de frente ao Paço Municipal. Não serão entregues camisetas sem a apresentação dos “vales”.
Segundo Rose Miranda, presidente voluntária do Fundo Social de Caridade de Nova Odessa, a campanha foi sempre focada no “Outubro Rosa”, mas a inclusão do “Novembro Azul” tem o objetivo de unir forças e ainda mais as famílias por essas duas causas que afetam milhares de pessoas. “A ideia da campanha é unir as famílias, pois em ambos os casos, precisamos lutar juntos por essa causa e precisamos do apoio das pessoas que estão ao nosso lado”, ressaltou.
Em 2023, centenas de pessoas, de várias faixas etárias, participaram do acontecimento de prevenção ao câncer de mama e colo de útero e de próstata, feito também na manhã de um sábado, dia 28/10. Como no ano passado, o trajeto da Caminhada deste ano vai partir da rampa do Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, na direção à Praça Central José Gazzetta, onde haverá mais atrações.
AÇÕES 2024
A Prefeitura Municipal prepara outras ações, como palestras e mutirões de mamografias, para marcar a programação deste mês. Através do Cresam (Centro Municipal de Referência de Saúde da Mulher), a Secretaria de Saúde promoverá vários encontros, iniciando no dia 15, com uma palestra sobre “Prevenção ao Câncer de Mama” no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). No dia 16, haverá um “Café com Prosa” no Cresam, aberto às mulheres atendidas na unidade, abordando a prevenção ao câncer de mama.
O Conselho Municipal de Direitos da Mulher, em colaboração com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, promove no dia 17, às 9h, uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama no Auditório do Paço, aberta às servidoras municipais e à comunidade em geral. No dia 22, será realizada uma palestra no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras.
Haverá ainda quatro “mutirões” de mamografias sem custo no Fundo Social e no Cresam, cuja programação e critérios de atendimento serão divulgadas ainda nesta semana através da Prefeitura.
O post Começa troca de ‘vales-camisetas’ da Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul da Prefeitura apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia
