O prefeito Cláudio Schooder-Leitinho (PSD), de Nova Odessa, presidiu na quarta-feira (26) a assembleia que aprovou as contas de 2024 do Consimares – Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC (Área Metropolitana de Campinas), ainda quando o órgão regional era presidido através do ex-prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni. O Conselho Fiscal já havia aprovado as contas do Consórcio do exercício de 2024 em reunião realizada no dia 12/03.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
A assembleia ocorreu na sede do consórcio, em Nova Odessa, e contou com prefeitos e representantes das 7 cidades que fazem parte o Consimares, fundado existe 16 anos para tornar viável soluções conjuntas para a destinação do lixo na área. São elas Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, que juntas produzem aproxamadamente 700 toneladas/dia de lixo comum.
“Esse consórcio engloba 7 cidades, que fazem esse trabalho muito importante na questão da destinação do lixo e da Coleta Seletiva aqui na nossa região. Assumi a presidência do Consimares no início do ano para ampliarmos ainda mais esse trabalho em defesa do Meio Ambiente e de um futuro mais sustentável para nós e nossos filhos e netos”, afirmou o perfeito Leitinho, atual presidente do consórcio, logo depois de o encerramento da assembleia.
Leitinho destaca papel essencial nas contas
Leitinho destacou de novo o papel essencial do Consimares na efetivação de ações regionais pretendendo a diminuição do volume de lixo destinado atualmente para aterros, o aumento dos índices de reciclagem e a viabilização de uma ultramoderna Central de Processamento Término de Resíduos que vai transformar o que não pode ser reciclado em energia elétrica.
“Tivemos um ano muito bom. Nosso consórcio tem um nome e uma presença fortes no Brasil, então tivemos várias visitas e participações em eventos externos para demonstrar nossos avanços. Neste início de 2025, estamos reforçando esse papel juntamento com os novos prefeitos, e vamos continuar participando e demonstrando o trabalho do Consimares em todo o Brasil – inclusive indo ao encontro a Programa Integra Resíduos do Estado de São Paulo, anunciado pelo Governo nesta semana”, avaliou o superintendendo do órgão intermunicipal, Mimo Ravagnani.
“Nosso consórcio já adiantado em relação aos outros consórcios de resíduos, porque já temos um projeto robusto e viável para a destinação final dos rejeitos, que é o da Central de Tratamento com geração de energia, bem como nossa iniciativa de ampliação da Coleta Seletiva nos nossos municípios, que é o Recicla Junto Consimares, que tem a cooperação da Ambipar”, completou o engenheiro.
Também foi informado aos presentes, através da equipe do Consimares, que o novo e completamente equipado galpão para a Coopersonhos, a cooperativa de recicladores de Nova Odessa, deve ser inaugurado já no próximo mês de abril, ampliando consideravelmente o município de reciclagem de lixo no município. O projeto social de geração de renda para recicladores fica sendo beneficiado também através do Projeto Recicla Junto do Consórcio, em cooperação com a Ambipar Environment e a Prefeitura local.
partidos política regional
Com informações de NovoMomento
