Diante da chegada de mais uma forte frente fria ao Estado de São Paulo no último final de semana, a Defesa Civil Municipal e o Fundo Social de Bondade da Prefeitura de Nova Odessa deflagraram mais uma ação da “Operação Inverno”, que pretende a proteção da vida dos cidadãos em situação de rua contra os riscos da hipotermia.
Somente entre a tarde a noite do domingo anterior (25) de vento e chuva, a equipe de campo distribuiu nada menos que 6 cobertores, 2 blusas, 1 cueca, 2 pares de meias e uma lona, atendendo a pedido de um transeunte, para que ele pudesse armar uma barraca improvisada para se proteger da chuva fria.
A “Operação Inverno” é deflagrada no município sempre que os alertas meteorológicos apontam uma queda acentuada nas temperaturas durante as noites e madrugadas. A menor temperatura no município ficou em torno dos 5 graus no domingo, por exemplo.
Dessa maneira, desde o começo da atual “Operação Inverno”, a Defesa Civil de Nova Odessa já foi a campo 15 vezes e distribuiu 29 cobertas, 21 blusas, 16 toucas, 01 cueca, 02 pares de meia e 01 pedaço de lona. A equipe deve voltar a campo na noite e madrugada desta quarta-feira (28/08).
As ações da “Operação Inverno” têm o suporte também da Secretaria Municipal de Segurança, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Setor de Trânsito, das secretarias municipais de Esportes e Diversão, Desenvolvimento Econômico e Social e Saúde, Corpo de Bombeiros da PM-SP, Polícia Militar, bombeiros civis voluntários, ONG Casa Mais e ONG Amor ao Quadrado, entre outros parceiros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Wilians Vanag, a receptividade dos transeuntes ao apoio material concedido tem sido positiva, ainda que eles se recusem sistematicamente a passar através do abrigamento noturno provisório na cada de apoio parceira da ação municipal.
“A recepção deles sempre é positiva, porque eles nos conhecem e conhecem o trabalho da Defesa Civil de Nova Odessa, por isso aceitam bem nossas iniciativas de apoio”, explicou o coordenador.
ENTENDA
Este é o quarto ano consecutivo em que a atual gestão municipal desenvolve uma sistemática para atendimento a este público mais carente – principalmente em situações de frio extremo, que podem trazer à hipotermia. Em Nova Odessa, todo cidadão tem seus direitos respeitados e é cuidado através do Poder Público como um ser humano em 1º lugar.
Conforme o plano aperfeiçoado desde 2021, sempre que as temperaturas caírem, Defesa Civil e GCM percorrem os pontos onde estes cidadãos costumam ser detectados, concedendo agasalhos e cobertores do Fundo Social. Desde 2023, foi definido também que o abrigamento noturno, caso necessário, pode ocorrer no Ginásio de Esportes do Jardim São Jorge.
Sempre que necessário, além das diversas regiões da Prefeitura, a Defesa Civil Municipal pode acionar também o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, os bombeiros civis voluntários e a Coden Ambiental, entre outros agentes.
Se algum cidadão se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas. Ou então acionar a Defesa Civil do Estado através do 199.
O post Defesa Civil e Fundo Social da PMNO deflagram nova ação da ‘Operação Inverno’ de atendimento a moradores de rua apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia