Close Menu
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
Últimas notícias

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026

PAT de Hortolândia tem 110 vagas temporárias na área de educação 

25 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Revista Nova OdessaRevista Nova Odessa
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
Facebook
Nova Odessa

Denúncia em Nova Odessa: itens comprados em padaria bancavam festas particulares

10 de novembro de 2025
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Denúncia em Nova Odessa: itens comprados em padaria bancavam festas particulares

Representação na Câmara Municipal aponta possíveis crimes envolvendo gastos da Prefeitura em mais de R$ 500 mil, sem licitação

   política regional 

A Câmara Municipal de Nova Odessa recebeu na próxima segunda (10) uma representação apontando fatos que, se forem comprovados, são graves: itens adquiridos em compras superiores a R$ 500 mil feitas através da Prefeitura em uma padaria de Santa Bárbara entre 2023 e 2024 teriam sido usados em reuniões de cunho político e até mesmo festas particulares de entes públicos.

O auditor Marcos César Seignemartin, ex-aliado do prefeito Cláudio Schooder-Leitinho (PSD) e do vice Alessandro-Mineirinho (PP), protocolou a nova denúncia no Poder Legislativo. O apontamento é com relação a gastos realizados no momento pré-eleitoral passado.

São itens como como pães, pães de queijo, coxinha, doce, sonho, quitute e refrigerante, entre outros, adquiridos através de compras fracionadas durante do tempo e sem licitação. O valor corresponde a um gasto médio com alimentos de padaria superior ao teto permitido por lei.

Órgãos

O auditor protocolou na Câmara Municipal, no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento ao Crime Planejado) e Polícia Federal cobrando providências com relação ao caso. Ao Legislativo ele aponta provável caso de improbidade administrativa e crimes de responsabilidade previstos no Decreto-Lei 201/67.

A denuncia alega possíveis atos de corrupção, desvio de verbas públicas, abuso de poder econômico, captação ilícita de recursos e o crime de peculato – apropriação efetuada através do empregado público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.

Em ofício enviado ao Legislativo na época, a Prefeitura alegou que os itens se referiam a “comes e bebes” em reuniões, visitas de autoridades, eventos internos e outros comprometimentos da gestão. Se existir andamento na denúncia, prefeito e vice podem sofrer cassação e responder aos vários crimes na esfera penal.

CEI

Os vereadores André Faganello (Podemos) e Elvis Garcia-Pelé (PL) haviam denunciado o caso este ano. Inclusive batizaram de “Operação Padoca”, enviando pedidos à Prefeitura e cobrando o envio de informações para justificar as compras realizadas sem licitação e de modo fracionado.

Depois de a leitura da representação nesta sessão desta segunda (10), cuja cópia foi dirigida aos vereadores através do presidente Oséias Jorge (PSD), Faganello falou que a Câmara Municipal deve tomar providências com relação à denúncia, classificada por ele como ‘algo gravíssimo’.

“Pelas denúncias, (o gasto na padaria) foi pra abastecer a campanha do prefeito”, apontou o vereador. “Não podemos deixar passar isso em branco”, emendou. O parlamentar citou que o dinheiro era oriundo de recursos federais enviados à Secretaria Municipal de Educação.

Faganello afirma que uma ferramenta dos vereadores é abrir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito). “A sugestão é montar uma CEI pra investigar esse crime que é um dos mais grotescos da administração pública”, concluiu. O vereador Paulo Bichof (Podemos) já sinalizou pla assinatura do pedido.

Fato político

A reportagem do Novo Momento pediu o posicionamento da Prefeitura, através de email enviado à Diretoria de Comunicação. A resposta enviada é a seguinte:

“A Prefeitura de Nova Odessa reafirma que todas as aquisições públicas são apuradas pelos órgãos de controle internos e que, em casos que se fazem necessários, já existem sindicâncias em andamento, além de medidas judiciais quando cabíveis. Também entende assuntos de cunho eleitoral devem ser tratados junto aos órgãos competentes, e que levar este tipo de denúncia à Câmara Municipal transforma em fato político questões que são objeto de apuração administrativa”.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Com informações de NovoMomento

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Notícias relacionadas

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026

PAT de Hortolândia tem 110 vagas temporárias na área de educação 

25 de junho de 2026
Últimas notícias

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026

PAT de Hortolândia tem 110 vagas temporárias na área de educação 

25 de junho de 2026

Vereadores alegam ‘politicagem’ sobre verbas impositivas em Nova Odessa

23 de junho de 2026
Moscay
Facebook
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
2026 Revista Nova Odessa - Portal de notícias em Nova Odessa.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.