A Fifa postou uma nova versão do Código Disciplinar da entidade, nesta quarta-feira (28/5). O documento endurece penas em casos de racismo em jogos de futebol. Todas as associações e membros têm até o dia 31 de dezembro para incorporar as novas regras.
Leia também
- Esportes
Presidente da Fifa confirma que Cristiano Ronaldo pode jogar o Mundial
- Esportes
FIFA divulga datas de janela extraordinária para o Mundial. Dê uma olhada
- Esportes
Conmebol retira Brasil do Conselho da Fifa; vaga fica com a Argentina
3 imagensFechar modal.1 de 3
O novo Código Disciplinar da Fifa foi postado nesta quarta-feira (28/5)
Christian Charisius/picture alliance via Getty Images2 de 3
O documento endurece penas para os casos de racismo no futebol
Philipp Schmidli/Getty Images3 de 3
Todas as federações são obrigadas a aderir às novas regras até o dia 31 de dezembro
Valeriano Di Domenico/Getty Images
O artigo 15, relativo à “Discriminação e Racismo”, dá poder para que qualquer esportista ou participante do acontecimento possa indicar ter sido vítima de injúria. O árbitro ficará autorizado para aplicar, imediatamente, o protocolo: parar o jogo, suspender o jogo e, então, encerrar o confronto.
Agora, a multa máxima para casos de racismo é de 5 milhões de francos suíços (aproximadamente R$ 34 milhões na cotação atual). A pena mínima é de 20 mil francos suíços (R$ 137 mil) e restrição de público nos estádios.
Além do que, a Fifa agora tem o poder de intervir em federações que a entidade considere que têm falhado em impor as novas regras contra o racismo. A entidade também conseguirá apelar ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) por decisões que entenda como inadequadas.
Com informações Metropoles
