Inaugurada através da Prefeitura existe exatamente dois meses, em 05 de junho de 2024, a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa) vem “reduzindo drasticamente” a mortalidade dos pacientes que precisam de suporte avançado. A informação é do renomado médico intensivista e cardiologista Mauricio de Almeida Ferreira, responsável através da unidade. A Unidade já atendeu 44 pacientes desde a inauguração, dos quais 31 tiveram alta do tratamento intensivo e 3 permanecem internados.
A UTI conta desde o começo das atividades com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutrólogos, hematologistas e infectologistas, “todos com vasta experiência e comprometimento com a saúde dos pacientes”.
Segundo doutor Mauricio, o parque tecnológico da nova UTI Municipal também contribui para estes resultados, pois conta com ventiladores mecânicos (conhecidos como “respiradores”) de última geração, assim como monitores cardíacos, gasômetro, máquinas de hemodiálise e câmera conservadora de hemocomponentes que “são o que há de melhor no mercado hoje”.
“A Unidade já está demonstrando resultados promissores. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e tecnologias de ponta, a UTI tem cumprido seu principal objetivo: salvar vidas e reduzir a mortalidade de maneira significativa”, afirmou doutor Maurício.
“Equipamentos de última geração, como ventiladores avançados, monitores cardíacos, máquinas de hemodiálise e um banco de sangue disponível 24 horas, são alguns dos recursos que proporcionam esse atendimento de excelência na Rede Pública Municipal”, assegurou.
“Desde o início das atividades, a UTI já contribuiu para salvar muitas vidas, refletindo numa drástica queda nas taxas de mortalidade. Esta conquista reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde da população e a eficiência do atendimento intensivo. Com este avanço, a UTI de Nova Odessa se consolida como referência na área, garantindo cuidado integral e resultados positivos em prol da comunidade”, completou Mauricio.
A UTI
A UTI do HMNO conta com cinco leitos exclusivos para pacientes da Rede Municipal de Saúde, inteiramente equipados com o que existe de mais moderno na área. São quatro leitos gerais e um de isolamento, para pacientes com doenças infectocontagiosas, com sistema de exaustão e purificação de ar próprios.
A obra civil não gerou custos aos cofres municipais, tendo sido viabilizada através da atual gestão via contrapartidas junto à Midas Incorporadora e Administradora Ltda. A empresa investiu em torno de R$ 2,5 milhões na obra civil do edifício. Os outros sistemas – como as redes de gases hospitalares (ou de “oxigênio”), lógica e de ar-condicionado, incluindo um sistema de exaustão com pressão negativa – foram instalados através da Prefeitura.
Já a operacionalização diária da nova UTI Municipal fica a cargo da empresa Alfamed, contratada através da Prefeitura, do médico cardiologista Maurício Ferreira e sua experiente equipe. O contrato inclui o fornecimento de cinco respiradores de última geração, dois focos cirúrgicos, carrinho de emergência, monitores cardíacos etc.
O post Moderna e inteiramente equipada, nova UTI de Nova Odessa completa 2 meses ‘salvando vidas’ apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia
