Os vereadores Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PL), e André Faganello (Podemos) são autores de requerimento na Câmara de Nova Odessa, no qual pedem informações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a respeito da instalação de pórticos de pedágio eletrônico na Pista Luiz de Queiroz (SP-304) nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
No requerimento, Pelé pede informações detalhadas sobre a localização exata das estruturas de pedágio, que precisam ser no formato Sistema Automático Livre (free flow). Além de tudo, pretende saber quais as melhorias previstas para os trechos inclusos na concessão da estrada, além de questionar sobre quando a cobrança do pedágio será iniciada.
A instalação de pedágios na SP-304 ganhou a mídia na última quarta-feira, quando o Governo do Estado de São Paulo informou documentos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado sobre a concessão de pistas estaduais da chamada ‘Rota Mogiana’. O requerimento ficará na pauta da próxima sessão da Câmara, prevista para a segunda-feira (dia 17), e pode ser seguido de forma presencial ou online, através do canal do YouTube.
Histórico ruim
Desde a época de instalação do pedágio no km 118 da Pista Anhanguera (SP-330), no mês de setembro de 1998, Nova Odessa iniciou a sofrer duros impactos. De imediato, houve um grande aumento na circulação de veículos que desviavam da cobrança, passando por dentro das vias da cidade. Depois houve a problemática da colocação de pedágios municipais para coibir a fuga de veículos da praça criada através da AutoBAn na Anhanguera.
Informações da concessionária AutoBAn na época eram de que 2.500 a 3.000 veículos desviavam do pedágio todos os dias através das rotas de fuga. Pelos cálculos da prefeitura, o trânsito de veículos na área central de Nova Odessa saltou de 200 para 600 veículos por hora depois da implantação do pedágio da Anhanguera.
No ano de 1999 o então prefeito José Mário Moraes idealizou a criação de três pedágios dentro da cidade para combater a situação. E entre 2001 e 2005 funcionaram nas pistas Arnaldo Júlio Mauerberg (SP 119/330), Rodolfo Kivitz e Astrônomo Jean Nicolini (SP 127/304). E a cobrança deixou de ser feita no mês de dezembro de 2005, por decisão judicial.
Com informações de NovoMomento
