Servidores públicos de Nova Odessa realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (24) de frente à Prefeitura para reivindicar reajuste salarial. A mobilização, planejada através do SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), levou à suspensão das aulas em escolas da cidade.
Entre as reivindicações estão o cumprimento do piso nacional da educação, da enfermagem e de outras categorias do serviço público.
Durante o ato, o presidente do sindicato, Luís Fernando, colocou em votação a possibilidade de greve caso a Prefeitura não abra negociação. Segundo ele, a categoria fica disposta a “voltar aqui e realizar um movimento grevista até que se abra diálogo com a administração e o plano seja revogado ou reavaliado”.
Ainda segundo o SSPMANO, reunidos com a diretoria do sindicato, o prefeito de Nova Odessa teria sinalizado que não haverá negociação salarial em 2026.
“Há um burburinho dentro da Prefeitura de Nova Odessa sobre uma possível revisão do Plano de Cargos e Carreiras. E essa revisão estaria sendo feita sem a participação da categoria e sem a presença do SSPMANO, que é o sindicato representante dos servidores. Esse plano pode trazer um verdadeiro ‘pacote de maldades’, com a supressão de direitos dos funcionários públicos do município. O documento está engavetado, guardado a sete chaves, e a qualquer momento pode ser enviado à Câmara Municipal em regime de urgência”, comenta o presidente do sindicato.
Resposta da Prefeitura
A equipe de reportagem da TV TODODIA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Odessa e informou que a Assembleia realizada na manhã de hoje (24) através do Sindicato dos Servidores foi convocada para conversar sobre o novo plano de cargos, carreira e vencimentos que fica em fase de elaboração.
Em comunicado falou ainda, que para a elaboração do novo plano de cargos, carreira e vencimentos foram feitas mais de cinco reuniões com o Sindicato e a estrutura legal do projeto fica em conclusão. Além de tudo, será necessário passar através da área financeira e de aprovação final através do Executivo. A única categoria que não terá nenhuma modificação neste plano será a Educação, em razão das especificidades da categoria.
Em razão do horário da assembleia, por volta das 7h30 coincidiu com o começo do expediente, com isso houve paralisações pontuais de alguns serviços municipais. No momento, o atendimento ao público já fica normalizado.
As questões salarias, previdenciárias e de benefícios não fizeram parte da pauta da Assembleia e continuam rigorosamente em dia.
pedindo uma nota de esclarecimento, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.
O post Servidores públicos de Nova Odessa protestam por reajuste salarial, afirma sindicato apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia
