Depois de o anúncio de que o Governo do Estado iniciou processo de concessão de mais trechos de pistas, com a ideia de instalar pedágios inclusive na Pista Luiz de Queiroz (SP-304), vereadores de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara se mostram preocupados com os impactos. Novas Moções foram protocoladas, principalmente em SBO.
Documentos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado sobre a concessão de pistas estaduais da chamada ‘Rota Mogiana’ indicam a pretensão de pedágios no km 122 (Americana), km 144 (Santa Bárbara) e km 154 (Piracicaba), em ambos os sentidos. A cobrança seria no Sistema Automático Livre (free flow), um modelo de pedágio eletrônico sem barreiras e por intermédio de tags nos veículos.
Imediatamente depois de o anúncio, houve reação na classe política contra e medida anunciada através do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em Nova Odessa, Elvis Ricardo, o Pelé (PL), e André Faganello (Podemos) são autores de requerimento ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a respeito do assunto. Já em Americana, Jean Mizzoni (Agir) e Fernando da Farmácia (PSD) protocolaram Moções a serem votadas e dirigidas ao Governo do Estado.
A preocupação mais forte é principalmente com os custos aos cidadãos que utilizam a SP-304 para transitar entre os municípios vizinhos. Seja para trabalhar ou estudar, muita gente deve ser impactada com a cobrança nos trechos da pista. Além do que, impacta na economia como um todo, encarecendo o frete de produtos e serviços a todos.
A Câmara que mais tem se mobilizado nesta questão é a de Santa Bárbara. Foram protocoladas moções de vários vereadores: Alex Dantas (PL), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Celso Ávila (SDD), Felipe Corá (PL), Lúcio Donizete (Agir), Paulo Monaro (PSD) e Tikinho TK (DC). Também houve a propaganda de vídeos em redes sociais por parte de vários deles, com destaque para a vereadora Esther Moraes (PV).
As proposituras precisam ser analisadas nesta sessão da semana que vem, na terça-feira (18), e subsequentemente dirigidas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL).
Com informações de NovoMomento
