Ao menos três alunos na faixa etária entre nove e dez anos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prefeito Simão Welsh, no Jardim Santa Rita II, em Nova Odessa, foram atacados por um cão sem raça definida dentro da unidade escolar, na manhã de quinta-feira (18). O animal teria acessado o local através do portão principal, durante a entrada dos estudantes, por volta das 7h.
Um estudante de nove anos sofreu ferimentos mais graves e foi atendido no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia). De acordo com a família, o rapaz teve arranhões nos braços e nas pernas, precisou tomar vacina antirrábica e antibióticos por precaução, e passa bem.
Estudante relata momentos de pânico
Uma das vítimas do ataque, uma estudante de 9 anos, relatou como tudo ocorreu dentro da escola. “A gente estava no refeitório, a gente estava voltando para a sala, daí o cachorro estava lá no refeitório, ele entrou no refeitório, daí o menino começou a correr do cachorro, daí o menino começou a correr e foi para a sala. Nisso que o menino foi para a sala, o cachorro foi atrás, começou a correr atrás. Daí correu atrás da minha amiga e ela subiu em cima da mesa. Daí ele começou a correr atrás de mim, daí eu corri e ele meio que arranhou assim, sabe, daí mordeu, saiu e foi para a sala do quarto ano, do (menino), daí mordeu o (menino) e mordeu mais um menino da minha sala”, contou.
De acordo com a mãe da estudante, a filha chegou a ser mordida, mas foi protegida através da roupa. “E ele (o cão) abocanhou o braço dela, só que como ela estava de blusa e puxou assim, a blusa protegeu, não fez nada. E ele estava tentando morder, só que como ela estava de calça, a calça meio que deu uma protegida, sabe. Na mordida. Mas eu fui lá na escola, perguntar o que tinha acontecido, e eles simplesmente falaram que o cachorro entrou e não teve o que fazer, que ninguém viu. Mas ninguém falou como que entrou. Mas deve ter entrado pelo portão, porque elas ficam ali tudo batendo papo na entrada da escola, ao invés de olhar as crianças, que é o que elas estão lá para fazer”, afirmou.
A mãe também destacou o risco da situação. “Aí na perna dela foi duas mordidas que ele deu, uma primeiro lá, que arranhou os dois dentes do lado de lá, e do lado de cá pegou de raspão um dente só, na parte de trás da perna dela. Agora você fala para mim uma coisa: já pensou se pega um pescoço de criança, cara, morde a cara deles, sabe? É muita irresponsabilidade isso cara, meu Deus do céu”, completou.
Pai critica condições da escola
Pai de um estudante da unidade, o motorista Eliezer de Souza afirmou que a estrutura da escola apresenta problemas e relatou preocupação com a segurança. “A escola tá abandonada, com o alambrado e cercamento todo rasgado, todo estourado, e hoje entrou um cachorro na escola que mordeu duas ou três crianças lá dentro, e um deles foi o (menino) que tá no hospital agora sendo atendido lá. Entendeu? Minha filha também estuda lá e todas as crianças ali estão no mesmo risco que tá o que aconteceu hoje com esse menino. Segundo as crianças, era horário de entrada da escola, estavam ali todos entrando, a muvuca da molecada, e esse cachorro estava lá dentro e atacou eles. Eles me disseram que foi em torno de dois ou três. O que foi mais atacado foi o (menino) que tá no hospital”, falou.
Emocionado, ele reforçou o temor de que o caso pudesse ter consequências mais graves. “Minha filha também estuda lá nessa escola. E podia ter sido até a minha filha, que estava ali junto com a molecada, brincando. Exatamente, é um problema muito sério isso daí. A gente cobra, paga os impostos, tudo certo, e não tem assistência educacional nas escolas da gente, cara. É foda levar um filho seu para lá correndo risco de vida. Se é um pitbull, um cachorro violento, mata uma criança dentro da escola. Você entendeu? Essa é a minha preocupação. E essas crianças da van, é como se fossem meus filhos. Cada um deles, entendeu? Eu fico sem condições de conversar até. É isso daí, a gente está fazendo um apelo para ver se consegue fazer alguma coisa nessa cidade de Nova Odessa na parte da educação, que tá tudo abandonado”, afirmou.
Prefeitura confirma ataque
A Prefeitura Municipal de Nova Odessa confirmou o incidente e informou que o cão avançou sobre as crianças depois de elas se assustarem, correrem e gritarem durante a entrada na escola.
De acordo com a gestão, a direção da unidade se promoveu para trazer os alunos ao Pronto Atendimento do Jardim Alvorada, mas os responsáveis optaram por fazer o transporte por motivo própria. Duas mães informaram em seguida que os filhos estavam bem e tiveram exclusivamente ferimentos superficiais, sem necessidade de vacina antirrábica.
Já a mãe do estudante com ferimentos mais graves não respondeu às tentativas de contato da escola até a tarde do mesmo dia.
Entrada ocorreu através do portão principal
Conforme a Prefeitura, o cachorro não entrou por falhas no alambrado, mas sim através do portão principal, que se mantém aberto por por volta de 10 minutos durante a entrada de alunos e familiares.
A equipe da TV TODODIA esteve na escola na tarde de quinta-feira e constatou problemas em um segmento da cerca. A direção informou que danos ao alambrado são recorrentes, em alguns casos causados por vandalismo, e que a manutenção é feita de forma ininterrupto.
Ainda segundo a gestão municipal, o animal é conhecido na área e vive solto pelas ruas. O Setor de Zoonoses foi acionado, realizou a retirada do cão e o dirigiu para um abrigo ideal.
O post Três alunos são atacados por cachorro dentro de escola municipal de Nova Odessa apareceu primeiro em Todo Dia.
Com informações de TodoDia

