Close Menu
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
Últimas notícias

Santander faz novo leilão de imóveis, inclusive na área: até 35 anos pra pagar

27 de junho de 2026

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Revista Nova OdessaRevista Nova Odessa
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
Facebook
Nova Odessa

Vereadores de Nova Odessa perguntam o DER sobre pedágios

13 de março de 2025
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Os vereadores Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PL), e André Faganello (Podemos) são autores de requerimento na Câmara de Nova Odessa, no qual pedem informações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a respeito da instalação de pórticos de pedágio eletrônico na Pista Luiz de Queiroz (SP-304) nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.

No requerimento, Pelé pede informações detalhadas sobre a localização exata das estruturas de pedágio, que precisam ser no formato Sistema Automático Livre (free flow). Além de tudo, pretende saber quais as melhorias previstas para os trechos inclusos na concessão da estrada, além de questionar sobre quando a cobrança do pedágio será iniciada.

A instalação de pedágios na SP-304 ganhou a mídia na última quarta-feira, quando o Governo do Estado de São Paulo informou documentos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado sobre a concessão de pistas estaduais da chamada ‘Rota Mogiana’. O requerimento ficará na pauta da próxima sessão da Câmara, prevista para a segunda-feira (dia 17), e pode ser seguido de forma presencial ou online, através do canal do YouTube.

Histórico ruim

Desde a época de instalação do pedágio no km 118 da Pista Anhanguera (SP-330), no mês de setembro de 1998, Nova Odessa iniciou a sofrer duros impactos. De imediato, houve um grande aumento na circulação de veículos que desviavam da cobrança, passando por dentro das vias da cidade. Depois houve a problemática da colocação de pedágios municipais para coibir a fuga de veículos da praça criada através da AutoBAn na Anhanguera.

Informações da concessionária AutoBAn na época eram de que 2.500 a 3.000 veículos desviavam do pedágio todos os dias através das rotas de fuga. Pelos cálculos da prefeitura, o trânsito de veículos na área central de Nova Odessa saltou de 200 para 600 veículos por hora depois da implantação do pedágio da Anhanguera.

No ano de 1999 o então prefeito José Mário Moraes idealizou a criação de três pedágios dentro da cidade para combater a situação. E entre 2001 e 2005 funcionaram nas pistas Arnaldo Júlio Mauerberg (SP 119/330), Rodolfo Kivitz e Astrônomo Jean Nicolini (SP 127/304). E a cobrança deixou de ser feita no mês de dezembro de 2005, por decisão judicial.

Com informações de NovoMomento

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Notícias relacionadas

Santander faz novo leilão de imóveis, inclusive na área: até 35 anos pra pagar

27 de junho de 2026

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026
Últimas notícias

Santander faz novo leilão de imóveis, inclusive na área: até 35 anos pra pagar

27 de junho de 2026

Nova Odessa pretende aumentar subsídio do transporte e manter tarifa em R$ 3

27 de junho de 2026

Japão preserva empate (1-1) e vai ser adversário do Brasil

26 de junho de 2026

PAT de Hortolândia tem 110 vagas temporárias na área de educação 

25 de junho de 2026
Moscay
Facebook
  • Home
  • Nova Odessa
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Rede
  • Contatos
2026 Revista Nova Odessa - Portal de notícias em Nova Odessa.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.